LightBlog

Grupo 'Avante O Coletivo' lança álbum de rap inspirado em viagens pelo mundo



Destravar para avançar é este o mote do álbum "Destravante" do grupo de rap Avante O Coletivo, que será lançado na quarta-feira, dia 23, nas plataformas digitais. O álbum resume os dez anos de carreira do grupo, que tem como QG a comunidade de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, e os encontros musicais com parceiros e ritmos de todo o mundo.
Em 2014, quando estavam na sua segunda turnê pela Europa, o grupo começou o rascunho do novo álbum. Na Suécia, antes do show, surgiu a primeira música "A bússula" em parceria com Sono TWS. Na França, na cidade de Angers, eles conheceram o grupo Nouvel R. Deste encontro saiu a música "Alchimie" (alquimia em francês).
"Cria da Quebrada" também teve a sua batida inspirada no encontro com os músicos da associação Pai Pai e dos rappers franceses Gringoo e Dajanem, que usam influências do samba nas suas músicas.
O clima na Europa estava tão favorável aos músicos de Heliópolis que o U-China decidiu ficar morando um tempo em Paris, enquanto Xuvisco e JotaB voltaram para o Brasil.
A separação temporária do Avante O Coletivo não parou o processo de composição do novo álbum. Na França e no Brasil, o grupo continuou produzindo. U-China conheceu o multi-instrumentista Pajaro Canzani, uruguaio que mora na França, que mostrou para ele a cumbia, ritmo popular nos países latinos. Dessa mistura surgiu a música "Ponga Play", com o Pajaro mostrando todo o seu groove no contrabaixo.
De volta ao Brasil, U-China se reuniu com Xuvisco e JotaB para finalizar o álbum e incluir algumas composições mais antigas como "Minha Chance é Correr" feita com o rapper Arnaldo Tifu, do ABC. O rapper Max B.O. também aparece no disco com uma participação especial. O grupo de reggae Mato Seco é uma outra surpresa do álbum. O rapper Jamés Ventura canta na música "Simples Giro".
Em "Atlantique", a participação especial é do Sir Samuel, do grupo Saian Supa Crew, um dos principais grupos de hip-hop da França.
"Foi a realização de um sonho do coletivo fazer essa parceria com Sir Samuel para discutir a diáspora africana, expressar a partida dos nossos ancestrais  para outros continentes do mundo semeando o ritmo característico da África, tal canção teve como base a batida do produtor Donro Soulsafir.", disse U-China.
A mixagem do álbum é do Luiz Vanzato e a masterização foi do Carlos Freitas (Master Classic). O disco "Destravante" ganhou o complemento "A chave mestra dos etiqueta de rua", reforçando a ideia de que a música abre muitas portas.
FNT: R7
First